Marcio responde


Ficarei em forma em 30 dias, fazendo academia de manhã e no fim do dia correr?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Ficarei em forma em 30 dias, fazendo academia de manhã e no fim do dia correr?

Sou uma pessoa sedentária e um clássico atleta de fim de semana. Agora tirei 30 dias de férias e quero ficar em forma. Estou pensando em fazer academia de manhã e no fim do dia correr. Se eu fizer isso e ainda jogar duas vezes futebol por semana com os amigos, ficarei em forma em 30 dias?

Helio Fonseca – Rio de Janeiro, RJ

De que adianta ficar em forma em 30 dias e depois abandonar tudo? Essa mudança não pode durar apenas o período das férias, e da forma como
pretende faze-la, eu diria que você está acelerando muito na largada, e que na primeira curva, vai quebrar. Não adianta querer “recuperar o tempo perdido” em um mês. O corpo precisa se adaptar aos novos estímulos de forma gradual e com segurança, para não oferecer riscos à sua saúde. Trinta dias é o seu tempo de adaptação, não de transformação, e certamente você vai melhorar e ganhar mais condicionamento físico. Mas, vá mais devagar.

Experimente alternar academia e a corrida, em vez de fazer duas sessões de exercícios em um dia só. Vale a pena procurar um professor de Educação Física para montar uma programação de exercícios que objetivem a melhora da sua performance durante as partidas de futebol. Dessa forma, você ganha tempo.

Minha dica é que sejam fortalecidos os membros inferiores, sobretudo, com exercícios funcionais e de musculação, e junto a isso, sejam adicionados treinos de atividades aeróbicas, tais como corrida, ciclismo ou até mesmo natação, em que alterne-se estímulos mais longos e fracos com outros mais curtos e intensos. Variar os estímulos e as atividades que fazemos, é sempre muito bom e o corpo responde ainda mais rápido. Bons treinos!


Veja Mais...