Marcio responde


Fiz dieta, emagreci, mas fiquei anêmica. O que devo fazer?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Emagreci com um programa de dieta bastante restritivo. Perdi 11kg em apenas 3 meses e fiquei assustada porque quando fiz os exames de sangue, percebi que estava com anemia, o que eu faço? Beatriz Gonçalves – Santos, SP

Com certeza seu corpo sofreu um leve agressão. Dietas radicais, restritivas, e por consequência, desbalanceadas, fazem mal a saúde. E antes de qualquer coisa, devemos zelar pela nossa saúde. Outro ponto importante é que, com tamanha restrição calórica e falta de nutrientes essenciais, seu corpo passou a trabalhar com muito menos energia que antes, e por isso seu ritmo metabólico está muito baixo.

Isso explica o efeito rebote, que acontece quando as pessoas passam por dietas muito radicais, voltam a se alimentar como antes, e engordam tudo, e às vezes até mais, do que emagreceram. Emagrecer é um processo que deve ser feito com cuidado, respeitando nossos padrões, nossos limites, nossa saúde. É um processo que deve ser, sobretudo, baseado no movimento, na atividade física. A comida é necessária para nossa vida, para nossa existência. Ela não pode ser “tratada” como uma ameaça. Nós é que devemos escolher melhor a maneira que comemos e o que comemos.

Minha dica é que você procure um nutricionista sério, que possa fazer uma dieta balanceada, baseada na pirâmide alimentar, e que você aprenda a se nutrir, e não apenas a se alimentar. Ainda sugiro que procure um professor de Educação Física, que possa fazer um programa de exercícios físicos especial pra você, respeitando seus limites, suas preferências e seus objetivos.

Não desista. Você deu o primeiro passo. Você quis mudar. Mas, infelizmente, pegou um caminho que, embora pareça ter sido mais curto e rápido, foi mais longo, mais difícil e que custou caro pra sua saúde.


Veja Mais...