Marcio responde



Faço várias aulas de spinning por semana, em média 1h30 por dia e para evitar possíveis lesões fortaleço a musculatura dos joelhos com a musculação. Gostaria de saber se existe outra forma de me prevenir contra lesões?


Renata Pereira – Curitiba, PR


Parabéns, excelente. Você combina atividades aeróbicas com exercícios de força e resistência. Com certeza essa é a melhor maneira de evitar lesões: fortalecendo os músculos. Mas há um outro fator que é grande desencadeador de lesões: o excesso. Eu diria que 1h30 de sipinning todos os dias, sem descanso, pode ser um exagero, mesmo que com as pernas bem fortalecidas.

Qualquer esforço que fazemos repetidas vezes tem grandes chances de virar complicações lá na frente. Veja, por exemplo, um jogador de tênis profissional. Por fazer várias vezes os mesmos movimentos, com os braços, o tronco, as pernas, acabam desenvolvendo algumas lesões por esforço repetitivo. Sem ir tão longe, procure saber no seu ambiente de trabalho ou escola, se pessoas que usam o computador por várias horas seguidas, sem descansar, sem fazer pausa, não já tiveram alguma tendinite nas mãos.

O spinning é legal, mas por que não variar com outras atividades que você use o seu corpo de formas diferentes, como corrida, natação, transport? Se você se preocupa em evitar lesões, e isso é muito importante, pense nessa dica!


Veja Mais...