Marcio responde


Perco 3 kgs durante a semana e ganho eles de volta no fim de semana. O que faço?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Perco 3 kgs durante a semana e ganho eles de volta no fim de semana. O que faço?

Tenho 1,75m e estou pesando 90kg, fiz algumas avaliações físicas que constataram que estou com sobrepeso. Faz pouco mais de um mês que comecei atividades físicas e que têm mostrado resultados positivos. Durante a semana tenho uma alimentação bem controlada e perco cerca de 3kg, chegando a 87kg, porém no final de semana recupero fácil estes quilos e volto aos 90kg, e o mais curioso é que não estou exagerando nos finais de semana, será que tenho que sacrificar meus sábados e domingos para obter um resultado mais significativo? Gostaria que você desse a sua avaliação.

José Viégas

Antes de qualquer coisa, parabéns pela iniciativa: emagrecer através da atividade física e alimentação equilibrada, sem uso de medicamentos. Na verdade para ganharmos ou perdermos um quilo de gordura, precisamos fazer um déficit ou um superávit calórico de cerca de sete mil calorias.

Portanto, você acha que é possível conseguir em um fim de semana, ou seja, dois dias, comer 14 mil calorias além das que você come normalmente? Certamente que não. Por isso, minha primeira dica é livre-se dessa (ou de qualquer outra) balança. As balanças não são tão confiáveis assim, e nosso peso varia até 3 quilos, pra cima ou pra baixo, por conta de retenção hídrica e outras coisas que não são gordura, de fato.

Tente perceber se você ganhou ou perdeu volume através do espelho, e principalmente, de suas roupas. Outra dica é que você tente incluir atividade física nos fins de semana também, que sejam mais ligadas ao lazer, mas que haja algum movimento. E lembre-se: você não deve sentir-se castigado durante a semana toda, e com direito no fim de semana, de comer o que der e vier. Claro que temos nossos deslizes, mas tente reduzi-los, pelo menos nos primeiros três meses para que não atrapalhe seu processo de emagrecimento.

O sucesso é quando temos um padrão de alimentação e atividade física tão equilibrado, que nada é sacrificante, nada é penoso, apenas bom, e depois ótimo, até que vira um vício, uma condição de vida.


Veja Mais...