Marcio responde


Posso pegar pesado na musculação, estando na menopausa?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui!


Tenho 46 anos e estou entrando na menopausa, começando a fazer reposição hormonal. Sempre pratiquei algum tipo de exercício mas não com muita regularidade. Há quatro meses entrei pra academia, faço 3 vezes na semana. Gosto muito de fazer musculação, gostaria de saber se posso pegar pesado na tentativa de construir uma musculatura bonita, sem colocar em riscos os ossos. Com a minha idade ainda consigo definir os músculos? Antonia Lopes – Itapetininga – SP

A musculação está muito bem indicada pra você. Primeiro porque após os 40 anos, a perda de massa muscular que ocorre com todas as pessoas de forma espontânea, fica acentuada, e dessa forma você vai reduzir ou até reverter esse quadro. Também é importante, porque protege seus ossos, com a musculatura mais forte, de problemas como osteoporose, mais comuns em mulheres, depois de uma certa idade.

Com um programa de treino adequado você consegue construir uma boa massa muscular e ganhar tônus. Mas o “pegar pesado” é que me preocupa um pouco. Toda e qualquer atividade física deve ser feita com critério e cuidado, e sempre temos que respeitar os limites de nosso corpo.

Você pode usar cargas pesadas, mas desde que faça um trabalho bem feito, com boas execuções, que sinta que a carga é suportável e segura. Não se esqueça de acrescentar atividades aeróbicas em sua semana de treino, porque também são fundamentais para a saúde.


Veja Mais...