Marcio responde



Preciso parar com um hábito que tenho todos os dias: tomar cerveja. Como mudar minha vida e ficar mais saudável?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Preciso parar com um hábito que tenho todos os dias: tomar cerveja. Como mudar minha vida e ficar mais saudável?

Hoje acordei pior que os outros dias… Preciso emagrecer e parar com um péssimo hábito que tenho todos os dias, de segunda a segunda, após às 18hs: a cerveja. Trabalho na área de alimentos e bebidas, adoro apreciar um bom vinho. Agora no verão, estou sempre com um espumante ou um Rosé, porém sempre inicio com uma ou duas cervejas BEM geladas. Minha barriga está enorme e sinto- me grande, peso pesado: muita barriga, pouco quadril. Todos os dias prometo MUDAR, mas não consigo. Quero parar tudo, mudar minha vida, ficar mais saudável. Será que você pode me ajudar?

Katia Poletti – São Paulo, SP

Primeiro, é preciso descobrir se esse é apenas um hábito ruim ou se já trata-se de uma dependência leve. Consumir álcool diariamente faz muito mal à
saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, para uma mulher ser consumidora leve de álcool ela não deve beber mais do que 14 unidades de álcool por semana. Se ultrapassar de 36, ela passa a ser considerada consumidora grave. Isso significa que a mulher deveria beber 1 lata de
cerveja, no máximo, por dia. Mais de duas latas diariamente já é muito grave, considerado consumo excessivo.

Em poucas quantidades, o consumo de álcool até funciona como um protetor para doenças coronarianas, mas por outro lado, o consumo sem moderação provoca uma série de doenças graves, além de ser eficiente no estoque de gordura na região abdominal. Ou seja, o maior responsável pelo aumento de sua barriga, que a incomoda bastante, e que é sinônimo de grandes probabilidades para problemas cardíacos e diabetes. Minha dica seria: tente reduzir o consumo para apenas 1 lata de cerveja ou um copo de vinho diários.

Prefira reduzir aos poucos o consumo de álcool da sua rotina. Um atitude radical pode ter efeito contrário, podendo provocar ansiedade e até o aumento desse consumo. Sobretudo, você deve começar seu dia com alguma atividade física, caminhando, nadando, fazendo ginástica. Movimentar o corpo será fundamental para você querer diminuir o consumo de álcool. Vá mudando aos poucos certos ambientes e situações que te propiciem a beber mais, e encaixando novas propostas para seu dia, como o exercício físico, tarefas que ocupem sua cabeça e façam mexer seu corpo. Esse é o primeiro e grande passo a ser dado. Dê esse passo com firmeza, com vontade de mudar essa rotina.

Você consegue se fizer com calma, sem colocar muita pressão. Aos poucos você vai descobrir novos prazeres, que não apenas um copo de cerveja bem gelado.


Veja Mais...