Marcio responde


Quase morro nas peladas de fim de semana. O que posso fazer para melhorar isso?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Tenho 38 anos, sou sedentário e a única atividade física que pratico é um futebolzinho com os amigos aos sábados, no qual jogamos em média 60 minutos. Corro 15 metros e já acho que vou morrer!
Acabei de comprar uma bicicleta ergométrica e gostaria de saber qual a melhor forma de usá-la. Ela pode substituir uma corrida? Você acha que conseguirei um bom condicionamento físico só pedalando?

Vanderson Brizola – Vitória, ES

Com certeza você consegue melhorar seu condicionamento físico se usar de forma regular sua bicicleta ergométrica. A corrida não é a única atividade física que promove o emagrecimento. Mas como disse, e volto a ressaltar, a bicicleta deve ser usada sempre. Comprá-la, apenas não resolve. Eu sugiro que, pelo menos 3 vezes na semana, você faça treinos diferenciados em sua bicicleta: seriam treinos curtos e intensos em alguns dias, ou alternados (como pedalar forte e fraco, variando os estímulos), ou um treino bem longo, por no mínimo 45 a 50 minutos, com intensidade moderada. Junto a isso, seria bastante interessante que você incluísse alguns exercícios que tenham a especificidade do esporte que pratica. No seu caso, jogar futebol, solicita músculos diferentes dos usados no ciclismo, e fazer pelo menos um dia na semana uma corrida, em que você dê pequenos tiros ou estímulos mais fortes, ou fazer algum tipo de circuito em que possa correr, saltar e girar, por exemplo, seria excelente. Porém, com toda certeza, a utilização da bicicleta ergométrica já vai ajudar bastante no seu condicionamento cardiovascular, na perda de peso, o que também melhora a performance no esporte, e no ganho de massa muscular das pernas, bastante solicitadas na hora da sua partida de futebol.


Veja Mais...