Marcio responde



Quero mudar de vida, por onde começo?


Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui!


Oi, Marcio. Para o próximo ano decidi que vou mudar de vida. Vou deixar de ser sedentária e vou cuidar mais da minha alimentação. Já ouço você falar em saúde há muito tempo, mas só agora que deu o “clique” em mim, uma vontade de fazer diferente no ano novo. Que dicas você poderia me dar?

Joana Ribeiro – Rio de Janeiro, RJ

Que ótimo, Joana. Na verdade o primeiro passo para o sucesso você já deu: querer fazer diferente. Mas para que seu plano se torne infalível, há outras atitudes que você pode tomar, e garantir que esse caminho seja sem volta. Vou enumerar os 10 passos seguintes, para você seguir sempre em frente, e fazer 2012 um ano realmente novo. E que seja apenas o primeiro de muitos que virão.

Passo 1: Nunca fazer regime ou dieta. O segredo é aprender a se alimentar de forma equilibrada e fazendo boas escolhas. Uma boa escolha é reduzir a quantidade de gordura saturada e gordura trans. Ambas são maléficas à saúde e facilmente estocadas em nosso corpo, provocando sobrepeso. Trocar queijos amarelos por brancos com pouco teor de gordura, trocar leite integral pelo semidesnatado ou desnatado, trocar carnes mais gordas, como a de porco, por outras mais leves, como de peixe ou aves.

Passo 2: Movimente-se. Traga movimento para o seu dia, mesmo que você não consiga fazer atividade física propriamente, procura caminhar, subir escadas, circular. O ócio é uma arma letal contra nossa saúde.

Passo 3: Beba água. A água faz nosso organismo funcionar melhor. Pense em um mar com água parada e outro com correnteza. Qual lhe parece mais limpo e cheio de energia? Acontece o mesmo com nosso corpo. Um copo de água a cada hora é a medida certa!

Passo 4: Se conseguir faça um programinha de exercício que inclua pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas por semana, divididos preferencialmente em 5 dias. Escolha entre caminhada, corrida, ciclismo, natação, e outras.

Passo 5: Consuma alimentos que tenham mais fibras. Elas ajudam a limpar o nosso intestino e eliminar excessos de gordura. São os grãos integrais, as frutas e legumes.

Passo 6: Deslize, de vez em quando. Se você consegue entender que os deslizes são esporádicos, e que o importante é o padrão que mantemos durante a maior parte do tempo, deslize sem medo.

Passo 7: Deixe sua alimentação mais colorida. As vitaminas estão presentes nas diversas cores das frutas, legumes, grãos. Por isso, para garantir maior variedade de vitaminas e minerais, quanto mais variada e colorida for a alimentação, melhor.

Passo 8: Coma um pouco de cada vez. O ideal e comer fracionadamente, a cada 3 horas, pequenas porções de alimentos saudáveis, e deixe seu metabolismo funcionando melhor e mais eficiente.

Passo 9: Tente incluir em sua rotina de atividades físicas exercícios de força, que são excelentes para aumentar a massa muscular e proteger seus ossos, articulações, tendões, etc. Alem disso, seu metabolismo fica mais ativo e você gasta mais calorias no seu dia-a-dia.

Passo 10: Pense sempre em nutrir seu corpo. Não coma apenas o que tiver ao seu alcance. Escolha, pense. Respeite seu corpo e sua saúde, coloque dentro dele o que faz bem!


Veja Mais...