Marcio responde


Realmente existe uma “memória corporal” na qual, ao reiniciar a atividade física, posso perder peso mais rápido e melhorar o condicionamento físico na mesma velocidade?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Realmente existe uma “memória corporal” na qual, ao reiniciar a atividade física, posso perder peso mais rápido e melhorar o condicionamento físico na mesma velocidade?

Meu nome é Alann Scheffer Oliveira, sou ex-atleta de futsal. Pratiquei, em alto rendimento, dos 15 aos 23 anos, mas após casar, parei de praticar esporte e comecei a ter uma vida mais sedentária. Este ano, já iniciei a minha reeducação alimentar e a fazer academia, combinando exercício aeróbico e musculação. Sempre ouvi falar que o corpo, para quem foi atleta, tem uma “memória corporal”. A minha pergunta é: realmente existe uma “memória corporal” na qual, ao reiniciar a atividade física, posso perder peso mais rápido e melhorar o condicionamento físico na mesma velocidade?

Alann Scheffer Oliveira

Sim, existem inúmeras evidências que mostram que não apenas o nosso cérebro é capaz de guardar informações, mas o nosso corpo também.

Por exemplo, em um processo de emagrecimento, nosso corpo, está acostumado a um padrão, entende que uma dieta é uma ameaça a sua integridade, e reage de forma a boicotar o processo de emagrecimento, criando “dificuldades”, motivadas por sensações físicas e mentais, ou seja, geradas através da memoria corporal ou do cérebro. No processo de recondicionamento físico acontece o mesmo. O corpo, “já conhece o caminho”, e ao invés de brigar contra o novo estimulo, ela recebe com maior facilidade.

Os músculos têm memória e conseguem “lembrar” como já foram trabalhados no passado, e respondem mais rapidamente aos exercícios físicos. É como dia o dito popular: “é igual andar de bicicleta, você nunca esquece”. É a mais pura verdade: uma vez que você aprende a andar de bicicleta, pode ficar muitos anos sem praticar, que na primeira tentativa seu corpo saberá o que fazer. Isso acontece com qualquer modalidade física que já fizemos alguma vez na vida, e claro, quanto mais tempo tivermos feito no passado, mais fácil e rápido é a readaptação. Não apenas motora, mas de condicionamento físico também.

Por esse fato, fica claro que quanto maior for o tempo que mantemos um certo padrão, mais fácil será para o corpo reconhece-lo: seja nos mantendo fisicamente ativos e saudáveis, seja nos mantendo sedentários, com sobrepeso, etc.


Veja Mais...