Marcio responde



Tenho artrose nos joelhos, mas caminho forte diariamente. Como posso aumentar a preparação física?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Tenho artrose nos joelhos, mas caminho forte diariamente. Como posso aumentar a preparação física?

Tenho artrose nos joelhos, mas caminho forte diariamente durante 50 minutos, sem problema. Como posso aumentar a preparação física, tenho 61 anos, peso 78kg, com 1,70m.

Antônio Lélio Alfaro

Se você consegue caminhar sem sentir dor e desconforto, excelente. Mantenha sua caminhada. Porém, seu corpo já está adaptado a ela, por isso, você percebe que não consegue melhorar seu condicionamento físico. É o que chamamos de “efeito platô”. Isso não significa dizer que sua caminhada não está mais fazendo bem para sua saúde, de maneira nenhuma!

Ela mantém seu condicionamento físico, seu metabolismo funcionando melhor, suas taxas de glicose e pressão arterial sob controle, só não está promovendo uma melhora significativa de performance. Para isso, outros estímulos seriam interessantes. Você poderia optar por treinos diferentes, como natação e ciclismo, por exemplo, quando poderá recrutar outros grupos musculares.

Também seria interessante fazer exercícios funcionais e de força, para fortalecer a musculatura, principalmente dos membros inferiores, protegendo  as articulações dos joelhos e melhorando a qualidade de vida. Manter músculos fortes, é como ter pilares poderosos para sustentar uma casa. Procure fazer um pouco de cada, misturar os treinos, os estímulos, as modalidades.

Converse com seu professor para montar um programa diversificado, dessa forma seu corpo estará sempre recebendo estímulos diferentes e tendo que se adaptar a eles.


Veja Mais...