Marcio responde



Tenho pinos nos joelhos e artrose, posso fazer caminhadas?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Tenho pinos nos joelhos e artrose, posso fazer caminhadas?

Quero perder peso através da caminha e corrida, mas tenho alguns pinos no joelho e artrose. Existe alguma indicação para prática de atividade diante destas lesões?

Bruno

O melhor sinal de que devemos parar, é nosso corpo que nos dá, através da dor. É difícil avaliar sem conhecer o caso em particular, mas hoje temos pessoas que fazem atividade física com as mais diversas condições desfavoráveis: hérnias, artrose, pós-operados, pessoas com pressão alta, etc. O exercício passou a ser um aliado para todos os males, prevenindo ou amenizando o desconforto.

Se seu médico sabe e autoriza a prática da corrida e da caminhada, faça-a com cautela, lembrando de manter os músculos, principalmente os inferiores, fortes, através de atividades como a musculação, a ginástica, o Pilates. Lembre-se de não exagerar e buscar sempre fazer com cuidado.

Por outro lado, vale lembrar que existe uma série de atividades que proporcionam o emagrecimento de forma tão eficiente quanto a corrida, como o ciclismo e a natação, por exemplo. Temos ainda alguns esportes como tênis, boxe, remo, judô, enfim, basta experimentar e escolher o que se gosta de fazer. E sempre pensar em saúde, em primeiro lugar.


Veja Mais...