Marcio responde



Tenho uma bicicleta ergométrica em casa, como devo usa-la, com intuito de emagrecer?


Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui!


Tenho uma bicicleta ergométrica em casa. Qual é a melhor maneira de utilizá-la para perder peso? Estou pedalando 5 vezes por semana, durante 30 minutos, intercalando 2 minutos com pedaladas rápidas e com carga mais pesada e outros 2 minutos com pedaladas lentas e sem carga. Estou agindo corretamente?

Elisangela Araújo Borges Ferreira – Osasco, SP

Parabéns pela iniciativa! O caminho é esse. Mas, eu diria que os treinos devem ser variados. Cada tipo de treino tem um estímulo diferente, que gera uma adaptação diferente no corpo, promovendo melhoras, também, diferentes. Alguns estímulos melhoram a função cardiovascular, outros a força dos músculos, outros melhoram o gasto calórico basal, etc. Minha dica é que você faça seu treino intervalado de 2 minutos por 2, mas já que está tirando a carga não precisa deixar cair o ritmo.

Inclua treinos curtos e intenso, em outros dias da semana, como, por exemplo, pedalar 20 minutos na melhor velocidade que conseguir, com carga média. Ou ainda treinos longos, em que você pedale por mais de 50 minutos, com intensidade mais baixa. Experimente fazer essas variações. Repetir sempre o mesmo estímulo provoca o que chamamos de efeito platô: o corpo se habitua e estaciona.

Tire seu corpo dessa zona habitual, que passa a ficar confortável depois de um tempo, e perceba como ele vai responder de forma diferente.


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