Marcio responde



Tenho uma filha de 10 anos que está acima do peso. O que você sugere para que ela emagreça?

arcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Tenho uma filha de 10 anos que está acima do peso.  O que você sugere para que ela emagreça?

Tenho uma filha de 10 anos que está acima do peso. Ela gosta de ficar ao computador com as amigas e a alimentação não é muito boa. O que você sugere para que ela emagreça?

Karina Souza – Belo Horizonte, MG

Não apenas a sua filha gosta de ficar ao computador, como todos as outras crianças e adolescentes, e até mesmo os adultos. É um mundo conectado e
informatizado. Quanto a isso, é a realidade e nada vai mudá-la.

O que tem que haver é disciplina, organização do tempo e limite. Já foi comprovado em pesquisas recentes, que as crianças que passam mais de 5 horas à frente da TV, ao computador ou jogando videogame tem cerca de 5 vezes mais chance de ser obesas, quando comparadas com as que ficam somente até 2 horas diárias envolvidas nessas atividades. Se a sua filha passa muito tempo do dia em tarefas ociosas, é porque não está havendo limites em sua educação. Isso vale para a alimentação também. Ela se alimenta mal, mas quem coloca a comida dentro de casa?

Quem faz as compras de mercado? Quem paga a conta do restaurante? Nossos filhos fazem o que permitimos que eles façam, ou fazem o que nos vêem fazendo. Se os pais se alimentam mal ou são sedentários, como você acha que os filhos irão se comportar? Minha dica é que sua filha seja matriculada em algum esporte, pelo menos 4 vezes na semana, podendo ser a mesma ou atividades diferentes. Isso deve ser decidido junto com ela, para que faça o que mais gosta, o que lhe proporcione prazer.

Se você pensou “mas ela não gosta de nada”, eu me adianto em dizer que ela ainda não descobriu o que gosta, não tem o hábito de se movimentar e está com preguiça e desmotivada para mudar seu padrão e estilo de vida. A responsabilidade da educação e dos limites é inteiramente dos pais.


Veja Mais...