Nutrição



A dieta sem glúten pode ser uma boa para a saúde?

Depois de centenas de milhares de anos, aquele que esteve sempre presente na nossa alimentação, passou a ser o grande vilão.... Será?


A dieta sem glúten pode ser uma boa para a saúde?

O glúten tem sido considerado um vilão por muitos especialistas, que recomendam cortá-lo da alimentação, sem dó, nem piedade. Mas antes vamos entender o que é este componente. O glúten é uma proteína e pode ser encontrado principalmente no trigo, centeio, cevada, malte e aveia.

A exclusão do glúten é muito importante para pessoas que têm Doença Celíaca. Doença que causa um processo inflamatório que leva a um desconforto abdominal, diarreias, má absorção de nutrientes, entre outros sintomas. Algumas outras pessoas também apresentam sensibilidade ou intolerância ao glúten, com sintomas como diarreia, flatulência, dor e desconforto abdominal.

Mas simplesmente retirar o glúten vai provocar redução de peso? Quem responde é a nutricionista Juliana Guerrero: ’’Ao excluir alimentos com glúten você retira: pães, biscoitos, torradas, bolos, bebidas alcoólicas, doces, massas, produtos processados Então será que o que emagrece é a retirada do glúten ou a restrição calórica? Com certeza é o balanço energético negativo que emagrece!’’

‘’Não existe um alimento vilão ou milagroso e retirar o glúten não é a solução de todos os problemas de saúde’’, prossegue Juliana. ‘’Existem sim pessoas que podem se beneficiar com a redução de alimentos com glúten, que sim tem uma intolerância, mas não é regra, não é pra todo mundo. Cada caso é um caso, individualidade sempre! Não saia por ai cortando o glúten sem mais, nem menos. Se não te faz mal, vale a pena se privar?’’, conclui.

Fora isso, vale acrescentar que recentes pesquisas tem demonstrado a maior probabilidade de desenvolver diabetes, nas pessoas que cortam o glúten de suas dietas.

Equipe Marcio Atalla




Veja Mais...





Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone