Nutrição


Arraiá light

Não perca a linha e escolha os alimentos menos calóricos nas Festas Juninas


Arraiá light

As comidas típicas das Festas Juninas costumam ser um convite para fugir da dieta. Algumas guloseimas tradicionais da ocasião são, de fato, tentadoras e saborosas. Mas com um pouco de planejamento e sabedoria, é possível escolher entre os alimentos menos calóricos oferecidos nas barraquinhas.

Até porque, se não houver controle, o consumo de calorias em apenas uma noite pode chegar à duas mil calorias. Para evitar que a Festa Junina cause um desastre na balança, a dica é escolher os alimentos menos calóricos, de preferência com funções nutritivas.

E nem é tão difícil assim encontrá-los. Entre as comidas típicas dos “arraiás”, quatro alimentos podem entrar naa lista dos mais saudáveis. A pipoca, em quantidade moderada e sem gordura, é excelente fonte de fibra e não tem tanta caloria. Além disso, a sensação de saciedade proporcionada pela guloseima ameniza a vontade de comer outras coisas.

O milho verde assado ou cozido é outro alimento típico dessa época que pode ser consumido. Rico em carotenoides, tem poucas calorias, em torno de 100 por espiga. Mas cudiado: se for consumido com manteiga ou margarina esse número pode dobrar.

O cachorro-quente simples, somente com o pão e a salsicha, tem cerca de 260 calorias. Já aqueles recheados o com milho, ervilha, maionese, ketchup, mostarda, batata palha e queijo sobe para quase 600 calorias.O pinhão é outro alimento rico em nutrientes. Fonte de proteína, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, fibras e carboidratos, e um bom alimento para a saúde, mas como cerca de 5 unidades têm em torno de 100 calorias, é preciso comer com moderação.




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