Nutrição


Banana verde auxilia dietas de emagrecimento

A farinha de banana verde tem sido cada vez mais procurada e consumida.


Banana verde auxilia dietas de emagrecimento

Ela possui um amido resistente e que não é digerido no estômago, mas no intestino delgado, processo que garante o sucesso desse produto. É muito fácil fazer a farinha. Basta cortar a banana verde em finas rodelas e levar ao forno por 30 minutos. Em seguidas, processá-las no liquidificador. Deve-se consumir até duas colheres por dia, acrescentando-a a frutas, sucos ou iogurtes.

Diabéticos se beneficiam com o consumo de farinha de banana verde por ser um alimento com baixo índice glicêmico, ou seja, a quantidade de glicose liberada no sangue se dá de forma lenta e gradual. Isso leva o organismo a liberar menos insulina para que a glicose consiga ser absorvida pelas células, ajudando a prevenir o diabetes e controlar a doença de quem já a possui.

O amido resistente e presente na farinha de banana verde e que é digerido pelo organismo como fibra insolúvel, não só ajuda o trânsito intestinal, como também colabora na prevenção do câncer de intestino. Por atuar como fibra, o amido resistente retarda a absorção dos nutrientes feitas pelas células intestinais, aumentando a sensação de saciedade, favorecendo quem está de dieta.

Flora intestinal funcionando corretamente aumenta à capacidade de combate as bactérias que são absorvidas pelo organismo no processo de alimentação, estimulando o funcionamento do sistema imunológico.

Veja a resposta de Marcio Atalla para a pergunta:
Tenho cãibras quando faço exercício, mesmo comendo banana todos os dias. Por que ser?

A banana é um excelente alimento para os músculos do corpo e também ajuda a manter a saúde do coração…

Você se lembra do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, comendo bananas durante os intervalos das partidas, na época em que ele ganhou vários torneios pelo mundo? Pois é, a banana é um alimento rico em potássio, que tem uma função fundamental na contração muscular. Possui ainda frutose e amido, que são transformados em energia, daí ser um alimento muito consumido por atletas e praticantes de atividade física em geral.

Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema muscular, o potássio encontrado na fruta, ajuda prevenir o aparecimento das incômodas câimbras, aquelas dolorosas contrações espasmódicas que costumam aparecer no músculo durante uma prática intensa de atividade física.

Mas a banana também ajuda a preservar a manter a pressão em níveis normais, ajudando assim na prevenção de doenças coronarianas. É que os médicos consideram que o potássio neutraliza a ação do excesso de sódio(encontrado no sal) no organismo, ajudando assim a pressão sanguínea a ficar em níveis controlados.

Esta característica, faz com que a banana ajude também a impedir a ocorrência do AVC, o acidente vascular cerebral. Além disso, a fruta é rica fonte de vitamina B6, vitamina C e potássio. Tem ainda fibras, que ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue.

Aprenda a fazer essa deliciosa torta de banana!

Programas de reidratação, que seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, recomendam o consumo de banana na presença de diarreia, porque colabora para que o organismo não fique desnutrido, conforme ensina o Dr. Flávio Rotman, no livro A Cura Popular pela Comida. Ela mantém o equilibrio dos eletrólitos do corpo e acalma o trato digestivo.

Além de fortalecer o paciente durante esse período, a banana possui muitos outros benefícios para a saúde como o de auxiliar na redução da pressão arterial e afastar os riscos de câncer e asma. A banana é excelente fonte de vitaminas e sais minerais, como o potássio, magnésio e fibras. Atletas adoram consumir a fruta, porque ela evita as cãibras musculares durante os exercícios, como também nas pernas durante a noite. Sem falar que melhora o humor, acalma o sistema nervoso e evita a depressão.

E, ao contrário dos que muito imaginam, a banana ajuda a emagrecer. Ela possui fibras que promovem a sensação de saciedade. Uma boa sugestão é consumi-la entre as refeições.

Outro benefício da fruta é que ela aumenta a quantidade de cálcio, ajudando a fortalecer os ossos. Possui muitos oxidantes, protegendo o organismo contra os radicais livres e as doenças crônicas.

E a visão também melhora com o consumo da fruta. Isso porque possui alfa e beta caroteno e Vitamina A, que protege a retina do olho e evita a degeneração macular provocada pela idade.




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