Nutrição



Caju tem 100% de aproveitamento

Imagina uma fruta que atua em varias frentes, essa é o cajuzeiro e seus cajus


Caju tem 100% de aproveitamento

Caju é uma fruta que tem total aproveitamento. A raiz é utilizada como laxante na medicina, a árvore fornece madeira, a casca dela tem ação adstringente e medicinal, as folhas novas produzem um suco que combate aftas, as folhas podem ser usadas como corante aromático e a polpa é rica em vitamina C.

Entre os alimentos ricos nesta vitamina, o caju possui maior concentração. E, ao contrário do que acontece nas frutas cítricas como a laranja, por exemplo, o ácido ascórbico ou vitamina C aumenta à medida que a fruta amadurece.

Além dos benefícios para a saúde, a possibilidade de usar a polpa do caju em vários preparos de pratos torna a fruta muito atraente. No Norte e Nordeste do Brasil, por exemplo, são preparados o suco fresco, a cajuada e a cajuína, que é o suco engarrafado e pasteurizado. E o resíduo é utilizado em compotas, geléias, doces em calda ou cristalizados.

Sua amêndoa, ou castanha, é utilizada como salgadinho e ingredientes de pratos tipicamente baianos. Dentre as proteínas vegetais, a castanha do caju é a mais semelhante às proteínas fornecidas pela carne animal, podendo ser considerada uma “carne vegetal”.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone