Nutrição



Corte severo de carboidrato

Como a dieta cetogênica pode ser usada na alimentação humana?


Corte severo de carboidrato

As dietas cetôgenicas são aquelas com restrição severa no consumo de carboidratos, cerca de menos de 50 gramas por dia e tendo em contrapartida um alto consumo de gorduras, chegando de 70 a 80% do valor energético total) e moderado em proteínas.

‘’ É um conjunto de estratégias que tem como objetivo fazer com que o corpo entre em estado de cetose, ou seja, que o fígado aumente a produção de corpos cetônicos a partir da quebra da gordura do tecido adiposo para geração de energia’’, como informa a nutricionista Juliana Guerrero.

A intenção desta dieta é que com a restrição de carboidratos, o corpo reduza os níveis de glicose circulantes e estocados, passando a utilizar a gordura ingerida e também a que está armazenada para gerar corpos cetônicos que passam a ser fonte de energia para vários tecidos como cérebro e músculos. Ou seja, o corpo é praticamente forçado a quebrar aquela gordura estocada, o que acaba levando ao emagrecimento.

Além de maior mobilização de gordura, a dieta também proporciona uma menor ingestão calórica, pois proporciona maior saciedade, pelo consumo de gorduras e proteínas e diminuição do apetite causado pelos corpos cetônicos, que exercem efeito na redução da grelina, o hormônio envolvido na fome. Mas vale o recado, é uma dieta muito restritiva, com proibição de vários grupos alimentares. É importante o acompanhamento de um profissional especializado para ser colocado em prática.

Equipe Marcio Atalla




Veja Mais...





Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone