Nutrição


Desintoxique o organismo com chia

A semente traz inúmeros benefícios para a saúde


Desintoxique o organismo com chia

Considerada um superalimento, a chia é rica em ômega 3 e 6, vitaminas e minerais. Por conta disso, a sementinha ajuda a manter o colesterol e a diabetes sob controle, o sistema cardiovascular protegido. Representa também um aliado e tanto contra a obesidade, principalmente se ingerida com água, já que forma um gel viscoso, auxiliando a aumentar a sensação de saciedade.

Uma vez no estômago, a chia retarda o processo de esvaziamento gástrico, o que também ajuda a diminuir o apetite. Obesos sofrem de um processo inflamatório que leva o organismo a demorar a enviar a sensação de saciedade ao cérebro.

Como se sabe, as fibras melhoram o funcionamento de nosso intestino. Rica em fibras, a chia promove uma desintoxicação natural. Ela pode ser consumida com frutas, iogurte, vitaminas, omeletes, tapioca, em saladas de frutas e legumes. Como possui alta concentração de ômega, mais do que o salmão e a linhaça, a chia auxilia a diminuir esse processo inflamatório das células, regularizando o envio da sensação de saciedade ao cérebro.

Fibras e ômega 3 diminuem as placas de gorduras nas artérias, beneficiando assim a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de colesterol LDL no processo de circulação. A junção desses dois nutrientes também ajuda a regular a pressão dos vasos sanguíneos, prevenindo a hipertensão arterial.

Os nutricionistas indicam que o consumo não deve passar de duas colheres de sobremesa diárias. O ideal é consumir a chia 30 minutos antes das refeições, para diminuir a fome. Mas a semente não é milagrosa. Seu consumo deve ser aliado a uma dieta saudável e a prática de atividade física para quem deseja emagrecer.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone