Nutrição



Dieta detox, funciona?

A ideia central da chamada dieta detox é auxiliar a eliminação de toxinas do corpo ou seja, literalmente ‘’detonar’’ este conjunto de substâncias que prejudicam a saúde.


Dieta detox, funciona?

Mas como ocorre essa eliminação e o que são essas toxinas? Este processo busca eliminar os compostos químicos que agridem nossas células e essa limpeza deve ser feita em diversos órgãos, mas principalmente no fígado. Este órgão é o grande responsável pela remoção e excreção de drogas, álcool, fármacos e substâncias diversas como hormônios, substâncias alergênicas, agrotóxicos, aditivos alimentares, metais tóxicos, poluentes do ar, substâncias migrantes de embalagens e produtos de beleza.

Na prática, é uma dieta com restrição de vários alimentos industrializados, inclusão obrigatória de outros e por tempo determinado. Sendo assim, o objetivo da dieta é melhorar o funcionamento do fígado e rins, fazendo uma melhor eliminação das danosas toxinas e diminuir a exposição a elas.

A dieta detox oferece várias promessas como emagrecimento, diminuição de retenção hídrica, rejuvenescimento, melhora do funcionamento intestinal. Mas segundo a nutricionista Juliana Guerrero é preciso ter cuidado :’ Minha opinião é que não deixa de ser uma dieta restritiva, então muita cautela se você optar por fazer, pois dieta restritiva nem sempre é o melhor caminho, nem sempre é sinônimo de saúde e não faz milagres. Talvez seja mais o caso de equilibrar o que você consome. Se você tem uma alimentação saudável, não precisa de detox’’.

Equipe Marcio Atalla




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone