Nutrição


Dieta mediterrânea emagrece mesmo

Novo estudo garante a eficácia do programa


Dieta mediterrânea emagrece mesmo

A divulgação de um novo estudo fortaleceu a eficácia da dieta mediterrânea nos programas de emagrecimento. A dieta mediterrânea, baseada em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, azeite e proteína magra como frango ou peixe, reduz o peso corporal e diminui o risco de doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.

Participaram deste estudo 7.447 adultos de meia e de terceira idade com risco de doenças cardiovasculares. Eles seguiram opões da dieta mediterrânea com o consumo de um litro de azeite extra-virgem por semana, ou com 30 gramas de castanhas por dia, ou com baixo consumo de gordura. Quando o estudo começou, os homens tinham entre 55 e 80 anos. Todos eram portadores de diabetes, ou hipertensão, ou colesterol alto ou eram fumantes.

Nenhum dos participantes foi orientado a reduzir as calorias ou praticar atividade física durante o período do estudo. Cinco anos depois, os participantes dos três grupos apresentaram um leve emagrecimento. Mas os dois grupos que consumiram azeite e castanhas, ou seja, fizeram à dieta mediterrânea, conseguiu uma maior redução de peso. Quem seguiu a dieta suplementada com azeite perderam, em média, 430 gramas a mais do que quem seguiu a dieta de baixo consumo de gordura. Os que fizeram a dieta mediterrânea suplementada com castanhas, a média da perda de peso foi de 80 gramas a mais dos que fizeram a dieta de baixo consumo de gordura.

A indicação dos pesquisadores condutores do estudo é que quem deseja emagrecer não deve apenas cortar gorduras e calorias. Até porque estudos anteriores já comprovaram que dietas com redução de farinha, grãos refinados e açúcares também são eficientes ou até mais, em longo prazo do que as que reduzem gordura. A dieta mediterrânea realmente é uma excelente opção de emagrecimento.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone