Nutrição


Guia Alimentar do Ministério da Saúde é referência na culinária

Chef Rita Lobo elaborou curso Comida de Verdade


Guia Alimentar do Ministério da Saúde é referência na culinária

O Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS, em sua 15ª edição, que aconteceu no início do mês de outubro, em Brasília, contou com a presença da chefe de cozinha Rita Lobo. Com 20 anos de experiência em gastronomia, a apresentadora dividiu com os representantes da área de alimentação e nutrição e do Programa Bolsa Família das Secretarias Estaduais de Saúde e de Secretarias Municipais de Saúde como usufruiu do conteúdo Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, para construir o curso online Comida de Verdade.

Fortalecer as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade, e dos seus fatores de risco modificáveis, é uma das prioridades da atual gestão da pasta, que tem desenvolvido ações de dentro para fora do Ministério.

Defensora de uma alimentação saudável e natural, Rita elaborou o material educativo junto com o professor Carlos Augusto Monteiro do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP). O Guia Alimentar para a População Brasileira foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2014. A publicação relata os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. Para melhorar a alimentação do brasileiro, a pasta ainda possui um Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados que tem a meta de tirar 28.562 toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020. A ação reduziria em 15% os óbitos por AVC e 10% por infarto.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone