Nutrição


Óleo de pequi ajuda a reduzir lesões que antecedem o câncer em até 51%

Fruto nativo do cerrado brasileiro têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidante


Óleo de pequi ajuda a reduzir lesões que antecedem o câncer em até 51%

O óleo de pequi, cujo nome científico é Caryocar brasilienseCamb, um fruto nativo do cerrado brasileiro, é capaz de reduzir lesões pré-neoplásicas (que antecedem o câncer) em até 51%. Testes foram feitos com camundongos na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. A informação é da agência USP.

De acordo com o professor Francisco Javier Hernandez Blazquez, do Laboratório de Estereologia Estocástica e Anatomia Química da FMVZ, além das reduções, o óleo do pequi conseguiu promover a regressão das lesões até a aparência de um fígado normal. Os testes foram realizados em animais onde o processo canceroso foi induzido. Os camundongos que, ao mesmo tempo, foram tratados com o óleo de pequi por via oral apresentaram menos lesões, sendo que muitas estavam em processo de reversão, conta Hernandez Blazquez. A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Ele descreve que os resultados vêm comprovar os efeitos benéficos deste fruto nativo do cerrado brasileiro. O extrato do óleo do pequi possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e anticâncer, entre outros.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone