Nutrição


Paladar e suas predileções dificultam o ato de emagrecer

Preferências por alimentos doces e salgados causam essa dificuldade


Paladar e suas predileções dificultam o ato de emagrecer

A predileção do paladar por alimentos açucarados e salgados dificulta o processo de emagrecimento. A apreciação por doce nasce com o ser humano. Já o gosto pelo sal, vai sendo aprendido ao longo da vida. Mecanismos fisiológicos variados estão ligados ao consumo alimentar e reguladores hormonais estão envolvidos na sinalização de fome e saciedade, provocando ou inibindo o apetite.

O mecanismo que regula o controle do consumo dos alimentos varia. Indicadores de fome e saciedade têm relação com reguladores hormonais e tendem a manter equilibrado o balanço energético. Esses reguladores estimulam ou inibem o apetite de acordo com as necessidades de nosso corpo.

O mecanismo de recompensa está acima do controle hormonal. Prazer, memória e aprendizado, com a ajuda dos sentidos, nos levam a escolher os alimentos. A língua apresenta receptores que conseguem identificar cinco sabores: doce, salgado, amargo, azedo e umami, que identifica os derivados protéicos, em especial o glutamato.

Alimentos açucarados dão prazer. Salgados estimulam um consumo cada vez maior. Já o azedo e o amargo, temos tendência a evitá-los. Esses aspectos são usados pela indústria alimentícia para estimular o consumo, nos levando a comer cada vez mais. Por isso precisamos estar atentos. É possível, com a mudança de hábitos, regular esse consumo, emagrecer e ter uma vida mais saudável.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone