Nutrição



Vitamina K: nutrição de koração!

Pouca falada, mas muito importante para a saúde cardiovascular...


Vitamina K: nutrição de koração!

O papel da ingestão das vitaminas para manutenção da boa saúde já é reconhecido há bastante tempo por médicos, nutricionistas e população em geral. Mas o fato é que existem vitaminas mais ‘’badaladas’’ como a C, a E e as do complexo B,por exemplo. Mas existe uma vitamina que não é tão conhecida assim, mas também é muito importante para a saúde: a vitamina K.

Essa vitamina tem uma atuação muito positiva para o sistema cardiovascular, sendo um dos agentes responsáveis pela formação dos fatores de coagulação, produzidos no fígado. Atua ainda no processo de cicatrização e controle da coagulação, evitando sangramentos. Além disso, a vitamina K é responsável por fixar o cálcio nos ossos, contribuindo para a prevenção da osteoporose.

Segundo a Dra. Aline Lamaita, integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e
Cirurgia Vascular, ‘’A vitamina K trabalha no sistema circulatório na regulação da homeostase sanguínea,evitando sangramentos e favorecendo o processo de cicatrização de forma geral. Já no sistema arterial ele tem uma função preventiva, pois como ajuda a fixar o cálcio nos ossos, ela retira este mesmo cálcio das artérias , evitando a progressão de placas de colesterol e favorecendo o controle  da aterosclerose’’.

Ainda segundo a Dra. Aline, a melhor forma de consumir a vitamina K são alimentos como os vegetais verdes: brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, repolho, alface e espinafre. Além desses, ela também pode ser encontrada em alimentos como nabo, azeite, abacate, ovo e fígado.

Equipe Marcio Atalla




Veja Mais...





Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone