Estilo de Vida


6 dicas para manter seus dentes bonitos e saudáveis

Cuidados como escolher a escova correta e utilizar uma escova interdental diariamente também são fundamentais para garantir a higiene oral adequada.


6 dicas para manter seus dentes bonitos e saudáveis

A saúde começa pela boca. Apesar de ser um velho ditado, esta afirmação continua atual. A higiene oral é fundamental para manter os dentes e gengivas saudáveis e para evitar o aparecimento de doenças orais, como cáries, gengivites, hipersensibilidade dentinária e halitose.

 

Veja também:

Manual da escova dental: 5 cuidados para manter as cerdas livres de micro-organismos

Açúcar na alimentação, cárie mais cedo nos dentes

 

E ter uma boa saúde oral é muito mais simples do que a grande maioria das pessoas pensam. Para exemplificar, o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP, apontou quais são os cuidados que nós devemos ter diariamente para manter os dentes bonitos e a saúde oral em dia. Confira:

– Higienize seus dentes da maneira correta e com a escova certa. “É extremamente importante que você escove os dentes três vezes ao dia, de preferência sempre após 30 minutos de ter realizado as refeições, já que este é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH ácido provocado pela ingestão dos alimentos e bebidas que causam uma desmineralização transitória da estrutura dental. Porém, de nada adianta escovar os dentes corretamente se estiver utilizando uma escova ruim, pois cerdas de má qualidade podem desgastar o esmalte de seus dentes e prejudicar a saúde de sua gengiva, causando retração gengival e sensibilidade dental. Por isso, o ideal é que você aposte em uma escova com cerdas ultramacias, já que cerdas duras podem machucar as gengivas e provocar a retração gengival. Além disso, uma grande quantidade de cerdas também é recomendada, pois quanto maior a quantidade de cerdas maior é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente. Mas lembre-se que a quantidade de cerdas deve estar aliada a qualidade das mesmas. Um bom exemplo neste caso é a escova CS 5460 ultrasoft, da CURAPROX, que conta com 5460 cerdas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e ultramacia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos nos dentes e gengivas.”

– Utilize uma escova interdental todos os dias. “A escova interdental CURAPROX Prime é um dispositivo de higiene oral fundamental que deve ser utilizado diariamente. Esta escova especial é responsável pela desorganização da placa bacteriana ou biofilme oral que se localiza na região entre os dentes. É importante ressaltar que o fio dental pode ser útil para a remoção de detritos alimentares que ficam presos nesta área, mas somente a escova interdental consegue chegar em áreas côncavas. A escova interdental possui maior efetividade para a higienização da região entre os dentes, já que, muitos dentes, especialmente os posteriores, possuem uma depressão nesta área que apenas a escova interdental é capaz de atingir e higienizar adequadamente. Mas deve-se lembrar que os espaços localizados entre os dentes não são todos iguais, sendo assim você pode precisar de diferentes diâmetros de escovas interdentais.”

– Não se esqueça de higienizar a língua. “É importante não esquecer de escovar a língua, por que é o local onde a maioria das bactérias fica acumulada. Para isso, é necessário utilizar escovas e instrumentos próprios para a limpeza da língua, como o sistema TUNG, composto por uma escova com cerdas um pouco mais firmes que as das escovas dentais convencionais, sendo assim mais eficaz na tarefa de higienizar a língua. Isto porque na língua existem fissuras e irregularidades onde as cerdas devem penetrar de forma adequada para conseguir desalojar a saburra lingual. A escova também tem um perfil baixo, para não provocar ânsia, e uma superfície circular que se adapta à forma da língua sem provocar desconfortos. O uso do gel TUNG, que é específico para a língua, também é muito importante, pois facilita a remoção desta saburra lingual e neutraliza os gases que provocam o odor desagradável, deixando uma sensação refrescante na boca. Além disso, outro dispositivo que pode ser recomendado, é o higienizador de língua CTC 201 e CTC 202, que removem a saburra lingual de forma muito eficiente, também sem machucar a língua e sem provocar ânsia ou náuseas.”

– Tome cuidado com sua alimentação. “Limite a quantidade de alimentos ricos em açúcar que você consome diariamente, pois, além de ser uma das principais causas de cáries, o açúcar pode contribuir inúmeras outras doenças orais, como gengivite e periodontite. Além disso, cuidado para não consumir em excesso alimentos e bebidas que podem afetar a coloração dos dentes, tornando sua cor mais escurecida, como o café, refrigerantes e chás escuros.”

– Evite fumar. “O câncer de pulmão e garganta não são os únicos riscos que o cigarro oferece. O produto também pode causar outros problemas, como câncer de boca e doença periodontal, além de mau hálito e o amarelamento dos dentes. Por isso, se possível, opte por deixar o tabaco de lado. ”

– Faça visitas regulares ao dentista. “O dentista não deve ser consultado apenas quando você tiver alguma cárie ou estiver com dor no dente. Ir ao dentista frequentemente é essencial para ajudá-lo a prevenir inúmeras doenças orais, além de receber informações e sugestões sobre a melhor maneira de realizar a higienização diária. Por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, os enxaguantes bucais, também conhecidos como antissépticos orais, não devem ser usados indiscriminadamente e sim apenas sob a orientação ou supervisão de um cirurgião-dentista, pois muitos produtos, além de possuírem álcool, contam com um agente antimicrobiano que elimina nossa flora oral de maneira generalizada, ou seja, destroem tanto os microrganismos causadores de doenças orais, quanto os microrganismos que ajudam na proteção contra doenças oportunistas. Por isso, o ideal é comparecer a um consultório, no mínimo, duas vezes por ano.”

Por: Dr. Hugo Lewgoy




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias