Estilo de Vida


Alerta da OMS alerta sobre a qualidade do ar do planeta

Transporte, atividades industriais, entre outras são responsáveis pela contaminação


Alerta da OMS alerta sobre a qualidade do ar do planeta

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre a qualidade do ar do planeta. Foi o maior relatório já produzido sobre os locais de perigo para a poluição do ar. Ao menos 92% dos habitantes da Terra vivem em locais onde o ar não tem a qualidade fixada pelo órgão.

Para chegar a essa conclusão foram realizadas medições por satélite, modelos de transporte aéreo e monitores de estação terrestre. Isso em mais de três mil localidades rurais e urbanas.

A contaminação ocorre em função dos transportes realizados de forma ineficiente, pela queima de combustível nas residências e de resíduos, pelas centrais elétricas e atividades industriais em geral.

Segundo a OMS, 3 milhões de mortes estão relacionadas à exposição de agentes contaminantes no ar. Em 2012, cerca de 6,5 milhões de mortes no mundo, correspondendo a 11,6% do total, tiveram ligação com a contaminação do ar. Quase 92% dessas mortes foram provocadas por doenças cardiovasculares, AVC, pneumopatia obstrutiva crônica e câncer de pulmão.

Há soluções para o problema se forem implantas medidas de transporte sustentável nas cidades, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade a combustíveis domésticos, energias renováveis e da redução das emissões industriais. Está nas mãos do homem a melhora da qualidade do ar do planeta.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias