Estilo de Vida


Alimentação saudável para mulheres em diferentes faixas etárias

Já é consenso, que uma alimentação equilibrada é fundamental para todas as fases da vida.


Alimentação saudável para mulheres em diferentes faixas etárias

Entretanto, existem nutrientes que são requeridos em quantidades maiores em determinados períodos. Adolescentes, futuras mamães e mulheres que já passaram pela menopausa requerem cuidados especiais. Entenda porquê!

Além de viver mais tempo que os homens, em média 6 a 8 anos, as mulheres possuem características biológicas próprias, que as diferenciam do gênero masculino. Em termos gerais, as mulheres possuem menor estatura, são mais leves, possuem maior porcentagem de gordura corporal e menor taxa metabólica. As alterações hormonais e a perda de sangue pela menstruação também requerem atenção especial, assim como os períodos de gestação e lactação. Essas e outras diferenças exigem cuidados nutricionais específicos.
Portanto, é fundamental que as mulheres fiquem atentas à quantidade de calorias diárias que consomem e, principalmente, à qualidade nutricional dos alimentos. Buscar alimentos com alta densidade nutricional é a melhor opção, ou seja, menos calorias e mais nutrientes.

Nutrição na adolescência
Durante a puberdade, o corpo das meninas se desenvolve mais rapidamente que em outras fases da vida e, portanto, a ingestão adequada de energia e nutrientes são fundamentais para acompanhar este ritmo, além de suprir as perdas provocadas pela menstruação.
Outro fato que merece atenção é que a liberdade e independência promovida por esta fase podem acarretar em maus hábitos alimentares. Aliado a isso está a questão da insatisfação com a imagem corporal que pode levar à adoção de dietas da moda ou o costume de pular refeições com o objetivo de emagrecer. Tudo isso torna a adolescente vulnerável à deficiência de nutrientes como vitaminas D e do complexo B, proteínas, e os minerais cálcio, ferro e zinco.

Nutrientes para as futuras mamães
A nutrição e o estilo de vida durante a gestação e a lactação são fatores críticos para o desenvolvimento e crescimento saudável da criança, assim como para a saúde da mãe. O ácido fólico (uma vitamina do complexo B) é essencial para a formação do DNA e do tubo neural já no início da gestação. O cálcio e a vitamina D atuam no desenvolvimento do tecido ósseo. O DHA, um tipo específico de ômega-3, tem função estrutural e funcional no sistema nervoso central e desenvolvimento da visão do bebê.
Evidências científicas sugerem que a vitamina B6 reduz a intensidade dos enjôos matinais, queixa freqüente nos consultórios.

Maturidade com saúde
A menopausa é reconhecida por ser um período de vulnerabilidade, estresse psicológico e sintomas depressivos. Um estudo realizado com mulheres de meia-idade mostrou uma melhora significativa de humor durante a suplementação com ômega-3. Esta gordura poliinsaturada é também protagonista na promoção da saúde cardiovascular, visual e neurológica.

Contudo, os sintomas mais comuns e reconhecidos nesta fase são as ondas de calor, decorrentes da diminuição nos níveis de estrógeno. Foi demonstrado que a genisteína, componente encontrado na soja e produtos derivados, diminui a freqüência e a duração das ondas diárias de calor em mulheres na pós-menopausa. Um estudo publicado em 2009, randomizado e controlado, realizado com 84 mulheres nas fases de pré e pós menopausa demonstrou que aquelas que consumiram 30 mg de genisteína no café da manhã relataram menor frequencia e duração das ondas de calor, quando comparadas com as mulheres que receberam a mesma quantidade de placebo. A mesma substância, aliada ao cálcio e às vitaminas D e K, contribui para a manutenção do tecido ósseo.

Por: Maria Fernanda Elias




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