Estilo de Vida


Artrite reumatoide, que acomete de uma a cem pessoas, não tem cura definitiva

É uma doença inflamatória crônica que acomete articulações e órgãos internos


Artrite reumatoide, que acomete de uma a cem pessoas, não tem cura definitiva

Em artigo, o médico e professor Luiz Fernando de Souza Passos fala da doença inflamatória crônica que acomete articulações e órgãos internos do corpo, podendo causar deformidades e até incapacidade. A artrite reumatoide é uma enfermidade que acomete uma em cada 100 pessoas. É uma doença autoimune e não tem cura definitiva. De acordo com pesquisadores, surgiram novos medicamentos nos últimos 15 anos, a exemplo dos fármacos biológicos e pequenas moléculas inibidoras de sinalização citoplasmática.

“Esses recursos, associados a estratégias positivas (metas terapêuticas fixas, visando remissão da doença), têm trazido importante melhora nas condições de vida dos pacientes com artrite reumatoide, diminuindo o número dos que apresentam deformidades graves e incapacidade funcional”.

As novas opções terapêuticas para a artrite reumatoide são o tema do novo fascículo da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias