Estilo de Vida


Benefícios das atividades físicas para diabéticos

Exercícios ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue e estimulam a produção de insulina


Benefícios das atividades físicas para diabéticos

Quem é diabético pode e deve praticar atividade física. O exercício ajuda no tratamento da doença e também na prevenção. Mas, só devem ser praticados após uma avaliação médica e supervisão de um profissional que esteja capcitado a ministrar atividade física para portadores da doença. Quem tem diabetes deve monitorar os níveis de glicose e também a insulina no sangue.

A prática regular de atividade física diminui os níveis de glicose no sangue, estimula a produção de insulina, aumenta a captação de glicose pelos músculos, diminui a glicose circulante, promove o aumento da sensibilidade celular a insulina e ajuda a diminuir a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo 2. Com isso, muitas vezes ocorre a diminuição da quantidade de medicações hipoglicemiantes, insulina e melhor controle da doença.

A quantidade e variedade de exercícios deve ser de acordo com as condições físicas do paciente, e das possíveis complicações que sejam geradas pela doença. Os aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo devem ser realizados em intensidade moderada e não ultrapassar 150 minutos por semana. Já exercícios de musculação podem ser realizados de duas a três vezes por semana, por 30 minutos, priorizando os grandes grupos musculares.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias