Estilo de Vida


Células produtoras de insulina são criadas para curar diabetes

Cientistas conseguiram alterar funções biológicas dos tecidos para que conseguissem secretar hormônio


Células produtoras de insulina são criadas para curar diabetes

Recentemente, durante o encontro da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica, cientistas apresentaram uma nova técnica, capaz de produzir células com capacidade de secreção de insulina. A tecnologia poderá ser aplicada em pacientes com diabetes tipo 1.

A doença leva o sistema imunológico a atacar e destruir de forma equivocada células betas do pâncreas, responsáveis pela produção, armazenamento e secreção de glicose no sangue. Conseguir repor essas células se constituiu uma grande esperança de terapia. Esse experimento conseguiu repor células adultas, o que é muito animador, inclusive para combater doenças como o câncer.

O sistema de reprogramar as células é um estimulo para outros campos científicos que também buscam reposicionar papeis das células que são deterioradas após determinadas doenças, como, por exemplo, o hipotireodismo e doenças do ovário.

A estimativa é que um terço da população sofra de diabetes, sendo que em cada dez casos é de diabetes tipo 1, a única em que o paciente não consegue produzir insulina.

Inicialmente, o experimento foi testado apenas em camundongos. Antes de serem experimentados em seres humanos será preciso acompanhar a transformação das células de nosso corpo ao longo dos anos.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias