Estilo de Vida


Crianças com retardo na fala podem estar sofrendo de distúrbios psicológicos

Profissional especializado em desenvolvimento linguístico deve ser procurado


Crianças com retardo na fala podem estar sofrendo de distúrbios psicológicos

Se o bebê chega à idade de 16 meses sem conseguir falar, pode ser um sinal de que está sofrendo de algum distúrbio psicológico e não um simples atraso em seu desenvolvimento. Nada melhor do que submeter o pequeno a avaliação de um profissional especializado no desenvolvimento linguístico.

O diagnostico tardio prejudica o desenvolvimento social e pode indicar o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Porém, os transtornos psiquiátricos mais frequentes na infância e adolescência podem ser a ansiedade e a depressão.

A ansiedade pode ou não comprometer o desenvolvimento infantil. Se por causa dela a criança vai frequentemente ao pediatra em função de uma baixa imunidade, ou com sintomas como náusea e enjôo, sintomas esses não causados por um problema físico, pode ser em função de um transtorno psiquiátrico.

Já a depressão impede a sensação do prazer. Quanto mais nova for à criança, mas a ansiedade e depressão serão acompanhadas de sintomas físicos, que exigirão imediato diagnóstico.

Recente estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria apontou que em 83% dos casos, apenas um terço chegou a um diagnóstico antes dos 3 anos e 4 meses. A maioria só aos 5 anos e meio. Mas nessa idade o comprometimento social ao longo da vida será maior.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias