Vida e Saúde



Cuidado após o tratamento do câncer são tão importantes quanto a prevenção

Tema marca a campanha de conscientização da doença no ano de 2019.


Cuidado após o tratamento do câncer são tão importantes quanto a prevenção

Enquanto a cura do câncer não chega, as atitudes dos pacientes em relação a doença podem fazer toda a diferença. Esse, inclusive, foi o tema apresentado na campanha deste ano no Dia Mundial do Câncer, que acontece u em 4 de fevereiro.

Com o tema "Eu Sou e Eu Vou" o Dia Mundial do Câncer 2019 sugeriu aos pacientes uma reflexão sobre a maneira como suas atitudes pessoais impactam as lutas contra a doença. O objetivo e estimular mudanças na forma de lidar com o câncer e levar o paciente a não descuidar do tratamento.

No lançamento da campanha, a chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Liz Almeida, falou sobre a expectiva gerada é que todos possam de alguma maneira contribuir na prevenção e tratamento do câncer.

“O objetivo é que as próprias pessoas possam fazer sua parte nessa luta pela redução de mortes por câncer. Muitas pessoas acreditam que se trata de uma situação que está longe da sua realidade, que acontece somente com desconhecidos e que nunca serão acometidos pela doença”, alerta.

Não basta apenas a preocupação com a prevenção, mas o acompanhamento que deve ser realizado ao fim do tratamento. Tanto que, para lidar melhor com essa fase, foi realizado um estudo: “Compreendendo a sobrevivência ao câncer na América Latina: o caso do Brasil” O objetivo foi entender as experiências e identificar as necessidades de sobreviventes de quatro tipos de câncer: mama, colo do útero, próstata e leucemia linfoblástica aguda. E criar políticas públicas de atendimento aos pacientes, após o encerramento do tratamento.

Quem desejar se aprofundar mais sobre o tema do estudo, o mesmo estará em breve disponível no portal do Instituto Nacional do Câncer (INCA).




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias