Estilo de Vida


Cuidado com desodorantes

Estudo descobriu que ou antitranspirantes alteram o microbioma de bactérias na pele humana


Cuidado com desodorantes

Um estudo americano descobriu que desodorantes ou antitranspirantes alteram o microbioma de bactérias encontradas na pele humana. A meta agora é descobrir se essa alteração pode prejudicar a saúde.

O estudo, realizado pela Universidade do Estado de Norte Carolina, Museu de Ciências naturais de Norte Carolina e universidade Duke e Rutgers contou com a presença de 17 participantes: três homens e quatro mulheres que usavam antitranspirantes, três homens e duas mulheres que usavam desodorantes e três homens e duas mulheres que não usavam nenhum desses produtos.

Durante oito dias os participantes tiveram suas axilas analisadas. No primeiro dia, a rotina para todos foi normal. Do dia dois ao dia seis, todos ficaram sem desodorante ou antitranspirante. E nos dias sete e oito, todos usaram os produtos.

No primeiro dia foi constatado que as pessoas que usavam antitranspirante tinham menos micróbios do que as que não os usavam. Já as que faziam uso de desodorante apresentavam mais micróbios dos que as que não usavam esses produtos. No terceiro dia, os que usaram antitranspirantes começaram a ter maior crescimento de bactérias. No sexto dia, o número de micróbios entre todos os participantes se assemelhava.

Como algumas pessoas só fizeram uso desses produtos ao final do estudo e mesmo assim desenvolveram a mesma quantidade de micróbios dos outros, os autores da pesquisa puderam concluir que tais produtos diminuem bastante a capacidade das bactérias se desenvolverem. Os efeitos que produzem na pele e na saúde serão objeto de novos estudos.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias