Estilo de Vida


Cuidados que o hipertenso deve tomar na prática de atividade física

Estar atento a frequência cardíaca e manter-se hidratado durante o exercício são fundamentais


Cuidados que o hipertenso deve tomar na prática de atividade física

Você é hipertenso e deseja praticar ou já pratica atividade física? Fique alerta pois precisa tomar alguns cuidados especiais. Como se sabe a hipertensão arterial, que se caracteriza por pressões iguais ou superiores a 140/90 mmHg, é uma das doenças que mais matam. Ela provoca infarto, parada cardíaca ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular derrame.

Para o portador de hipertensão que está querendo ou precisando abandonar o sedentarismo, o primeiro passo é consultar seu cardiologista. O médico irá realizar testes de resistência cardiorespiratória e calcular a frequência cardíaca máxima do paciente, que depende de sua idade e seu sexo. Essa frequência não poderá ser ultrapassada durante o exercício. Existem relógios que medem a frequência cardíaca enquanto o praticante se exercita.

Hipertensos devem começar a se exercitar de forma leve, realizando caminhadas de 30 minutos durante 5 vezes por semana. Na presença de cansaço, deve-se fazer uma parada para descanso e em seguida recomeçar. Os exercícios mais indicados para os hipertensos são justamente os aeróbicos, como a caminhada, a natação e o ciclismo. Isso porque reduzem a pressão arterial e as quantidades de placas de ateroma na parede dos vasos.

De forma nenhuma a medicação receitada pelo cardiologista deve ser esquecida, pois tal negligência pode atrapalhar o rendimento da atividade, e o que é pior, ocasionar graves consequências para a saúde. É importante também aferir a pressão antes e depois do treino, para monitorar o desempenho do organismo. Manter-se hidratado e controlar o aumento da frequência cardíaca também são medidas importantes.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias