Estilo de Vida


Diabeticos precisam aprender a controlar a glicemia

Cuidado permite que portadores da doença levem uma vida normal


Diabeticos precisam aprender a controlar a glicemia

Quem tem diabetes sabe que, por ser uma doença crônica, ela exige cuidados por toda a vida. O que não impede que o portador consiga levar uma vida normal, desde que tenha um controle adequado de sua glicemia. Tal controle é realizado pelos glicosímetros, aparelhos que medem a glicose no organismo através de uma picadinha no dedo para obter uma gota de sangue.

Portadores de diabetes tipo 1, gestacional e alguns com diabetes tipo 2, que fazem tratamento a base de insulina, precisam sempre monitorar esse índice com o objetivo de obter a quantidade certa do hormônio. Outras vantagens: entender as oscilações da glicemia, a escolher melhor os alimentos consumidos e evitar a hipoglicemia noturna.

O monitoramento da glicemia ajuda o paciente a entender os picos ou quedas de açúcar no sangue e o ensina atitudes que o ajudarão  a controlar melhor o tratamento e a evitar complicações que levam a infartos, derrames e obstruções nas artérias, que podem até necessitar de amputações, caso ocorram nas pernas; e alterações na sensibilidade dos nervos, a denominada neuropatia diabética.

A hipoglicemia é comum em pacientes que justamente não contolam a doença, principalmente entre aqueles que fazem uso da insulina. Geralmente a hipoglicemia ocorre durante à noite, quando o paciente jejua por algumas horas. Ela pode ser evitada se o portador de diabetes se alimentar corretamente antes de dormir e aplicar de forma igualmente correta a insulina.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias