Estilo de Vida


Gatos podem transmitir doença com sua arranhadura

Donos devem lavar as mãos após contato com os bichanos e não permitir que animais de casa se relacionem com os da rua


Gatos podem transmitir doença com sua arranhadura

Você já ouviu falar da doença da arranhadura de gato? Também conhecida por doença de Teeny, ela é transmitida por felinos e provoca febre, dor de cabeça, fastio, inchaço dos glânglios linfáticos, complicações cardíacas e cerebrais. Em casos mais graves pode até matar se não for devidamente tratada.

A doença é causada pela bactéria Bartonella Benselae, sendo transmitida pelos gatos através de mordidas ou arranhões em humanos. Médicos recomendam que, quem possui gatos, higienize as mãos após o contato com seus animais e evitem que os bichos de estimação se relacionem com os gatos de rua. Visitas ao veterinário também são recomendadas, já que no gato a doença não apresenta sintomas.

Segundo o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC), órgão do governo dos EUA, a prevalência da doença no país é de 12 mil pessoas diagnosticadas anualmente, sendo que 500 necessitam de internação em hospitais. Mesmo rara, a doença provocada pela arranhadura de gato pode até levar a morte. A prevenção se dá com o controle das pulgas dos felinos.

O diagnóstico é feito através de exame de sangue e o tratamento a base de antibióticos. Casos mais graves podem exigir realização de cirurgia para retirar caroços que surgem nos gânglios linfáticos, com realização de biópsia para pesquisar possíveis alterações.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias