Estilo de Vida


Mirtilo é anticancerígeno e bom para memória dos idosos

A fruta é antioxidante e fonte de vitaminas


Mirtilo é anticancerígeno e bom para memória dos idosos

Mirtilo, ou blueberry, é a fruta que mais possui antioxidantes que existe. Eles ajudam a combater os radicais livres que danificam as células e o DNA de nossos corpos. Os antioxidantes da fruta auxiliam a proteger as células nervosas no cérebro de danos e, tendo como conseqüência o funcionamento cognitivo. Segundo estudos, os estratos do mirtilo são particularmente eficazes em reverter déficits relacionados à idade. O alto teor de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, que além de combater aos radicais livres, confere poder antiinflamatório, melhora a circulação, reduz o colesterol ruim e melhora a saúde dos olhos (prevenção de glaucomas e cataratas).

É mais comum encontrar a polpa da fruta congelada, o que não diminui sua ação antioxidante, se for feito da forma correta. Estudos recentes concluíram que a temperatura deve ser igual ou menor a -17°C preserva em até 6 meses a capacidade antioxidante do mirtilo. Este potencial tem sido estudado na prevenção do câncer.

As vitaminas A, C e E encontradas no blueberry também possuem propriedades antioxidantes. Fora isso a fruta tem potássio, cobre, ferro, zinco e fibras. E por possuir poucas calorias, ajuda nas dietas de emagrecimento.

A fruta, inclusive, está sendo produzida no Brasil. Até porque, segundo estudos realizados, o local do plantio não interfere na composição dos antioxidantes.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias