Estilo de Vida


Pós-treino da pele: como deve ser a rotina skincare após a realização de exercícios físicos

Realização de exercícios físicos Além da suplementação, imediatamente após o treino devemos lembrar de cuidar da pele, a fim de prevenir doenças cutâneas e alterações, como foliculite, acne e ressecamento


Pós-treino da pele: como deve ser a rotina skincare após a realização de exercícios físicos

Imediatamente após os exercícios físicos de musculação, aeróbico, natação ou outras modalidades, muitas pessoas investem em suplementos pós-treino para ajudar o organismo a repor nutrientes, reparar os músculos e conferir maior ganho de massa magra.

 

Veja também:

Que suplementos devo tomar antes e após meu treino?

Pode dar uma dica de treino de pular corda?

Abuso nos treinos podem causar lesão grave

 

Mas, também, após o treino é necessário saber cuidar da pele, o que pode prevenir o aparecimento de problemas cutâneos e doenças. “Após o treino, é fundamental higienizar, tonificar, hidratar e, caso você malhe durante o dia, proteger a pele. Isso por que essa rotina de cuidados com a pele ajudará a remover o suor e impurezas, controlar a oleosidade, reestabelecer o pH e auxiliar na recuperação e fotoproteção do tecido cutâneo, auxiliando assim na manutenção da saúde de sua pele”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Mas, além da rotina skincare, é importante também tomar mais alguns cuidados, como remover a roupa suada o mais breve possível, para permitir que a pele respire adequadamente e prevenir o entupimento dos poros e o aparecimento de foliculite, e evitar tomar banhos muito quentes e demorados, pois o hábito pode retirar a camada de proteção da pele, tornando-a ressecada. “Caso você sofra com irritação e vermelhidão da pele causada pelos exercícios físicos, uma boa dica também é lavar o rosto com água fria de duas a três vezes para acalmar a pele e fazer com que volte a coloração natural”, diz a médica.

De acordo com a dermatologista, a limpeza da pele após o exercício deve ser realizada com substâncias micelares ou sabonetes próprios para o seu tipo de pele. “Depois da limpeza, o ideal é utilizar um tônico adstringente para ajudar a reequilibrar o pH da pele alterado pelo suor. Em seguida, deve-se aplicar um cosmético hidratante para auxiliar na recuperação do tecido. A escolha do hidratante também deve respeitar o tipo de pele de cada um, sendo mais fluído e suave para peles oleosas ou um pouco mais pesado para pessoas de pele seca. Caso sua pele fique vermelha ao malhar é interessante também que você procure por produtos que contenham ativos tranquilizantes, calmantes ou anti-inflamatórios em sua formulação, já que esses ingredientes relaxam o tecido e combatem irritações. Por fim, um fotoprotetor com, no mínimo, FPS 30 deve ser aplicado caso você vá se expor ao sol para proteger sua pele contra os raios ultravioletas que causam câncer e envelhecimento precoce”, lembra a médica.

Independentemente da atividade física, e até mesmo se ela for mais pesada e aeróbica como crossfit e maratonas, todas as pessoas que praticam qualquer tipo de exercício físico devem adotar uma rotina de cuidados com a pele pós-treino, pois o suor possui um pH muito ácido, o que pode prejudicar o tecido cutâneo, gerando desidratação, irritação e até mesmo acne devido ao entupimento dos poros. “No caso das atividades mais pesadas, que geram mais radicais livres, o ideal é usar ativos antioxidantes na hora da hidratação, para evitar o enfraquecimento das proteínas de sustentação da pele. Então, podemos utilizar ativos como Vitamina C, Alistin, Arct-Alg, Hyaxel e ácido hialurônico com o objetivo de hidratar a pele e reparar o tecido”, diz a médica.

Natação e hidroginástica – Na verdade, as pessoas que praticam natação ou que gostam de ficar na piscina estão mais expostas a compostos químicos sejam eles o cloro da água, a água salinizada ou o ozônio. “Em relação à pele, o cloro tem um pH ácido, com uma ação bactericida e normalmente nós colocamos qualquer substância na água para evitar a contaminação por fungos e bactérias. Quando a nossa pele, por algum motivo, é mais sensível, é hiper-reativa ou está seca (quando não se usa hidratante) e o manto hidrolipídico está comprometido, existem pequenas soluções de continuidade como se fossem pequenas áreas microscópicas (que nós não vemos, mas que estão lá) de contato da parte mais interna da epiderme sem o estrato córneo de proteção, então nós podemos ter desde um quadro de ressecamento, vermelhidão, formação de placas de urticária ou simplesmente ficar com a pele extremamente ressecada, o que pode provocar coceira logo depois que o paciente nada”, afirma a dermatologista.

Então, ela orienta, logo depois que sair da natação, já tomar um banho imediatamente com água normal, doce, da torneira e passar de preferência um sabonete dermatológico para pele sensível ou mesmo um sabonete infantil ou de glicerina, que pode ser também acompanhado de extratos botânicos naturais, calmantes e anti-inflamatórios, além de hidratantes. “Logo depois usar um hidratante para recompor esse manto hidrolipídico, principalmente aplicando nos primeiros 5 minutos pós-banho, que é quando essa hidratação é mais significativa e duradoura, pois quando aplicamos um creme com a pele úmida temos mais benefícios do que com ela já seca”, lembra a médica. “Para a pele do corpo, eu peço para a minha paciente que ela, assim que sair da piscina, tome uma chuveirada e hidrate muito bem a pele do corpo com hidratantes mais pesados na forma de bálsamos concentrados, principalmente ricos em ômegas como nutriomega 3, 6, 7 e 9 e vitaminas que são regeneradoras como a pró-Vitamina B5 e que contenham na sua formulação antioxidantes como Alistin, anti-inflamatórios e reparadores da barreira cutânea como Pro Barrier Repair”, explica. Mas caso apareça qualquer irritação na sua pele, é necessário procurar um dermatologista para indicar o melhor tratamento e forma de prevenção de possíveis problemas.

Por: DRA. CLAUDIA MARÇAL




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias