Estilo de Vida


Saúde do idoso comprometida!

Estudo brasileiro sobre idosos mostrou que 69,3% sofrem de doença crônica


Saúde do idoso comprometida!

O Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa inédita relacionada a saúde do idoso no último dia 1° de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Segundo dados do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi- Brasil), um total de 69,3% dos brasileiros que estão na terceira idade sofrem de doenças crônicas . Hipertensão, artrite, depressão, diabetes e dores na coluna estão
entre elas.

A pesquisa revelou também que 75,3% dos idosos são tratados através do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que 83,1% se consultaram uma vez no último ano. Durante esse período, 10,2% dos idosos precisaram de internação hospitalar uma ou mais vezes.

O estudo, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ouviu pessoas com 50 anos ou mais nos anos de 2015 e 2016, em 70 municípios das cinco regiões do Brasil. Os participantes do estudo devem continuar a ser monitorados.

O grande receio dos idosos está relacionado a quedas. E tudo que pode causá-las, como acesso aos meios de transporte ou as condições das vias urbanas. Por essa razão o Ministério da Saúde reconhece que a necessidade de antecipar políticas públicas voltadas para esse público que em 2030 deve superar as crianças e adolescentes.

Durante a divulgação dos resultados da pesquisa, o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que "uma ampla discussão" será necessária. "Avaliamos que saúde é responsabilidade de todos: educação, mobilidade, saneamento, oportunidade de morar em residência digna. Temos que aproveitar os estudos para fazer uma ampla discussão com outros setores do governo, para que possamos trazer alternativas a essa população que envelhece", declarou.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias