Vida e Saúde



Saúde no Trabalho

Você também pensa em deixar a sua empresa mais saudável? Clique aqui e nos envie um e-mail se quiser saber mais!


Tempo que levamos imóveis é o pior tipo de sedentarismo


Tempo que levamos imóveis é o pior tipo de sedentarismo

Cada hora que passamos sentados representa uma redução de 21 minutos de vida

Uma das formas de sedentarismo mais prejudicial ao organismo é o denominado sedentarismo oculto. Aquele período em que permanecemos sedentários sem nos dar conta. Foi o que concluiu uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália. O estudo apontou que cada hora que uma pessoa passa sentada, sua expectativa de vida é reduzida em 21 minutos.

Os mais de 12 mil australianos que participaram da pesquisa responderam questionamentos sobre seu estado de saúde, doenças contraídas, hábitos alimentares, tabagismo e sedentarismo.

A alarmante conclusão é que um adulto que passa seis horas por dia sentado diante da TV deve viver quase cinco anos a menos que uma pessoa ativa. A justificativa estaria na ausência prolongada de contrações dos músculos das pernas.

Após meia hora sentado o organismo entra no modo repouso, apresentando diminuição da taxa metabólica. Quem fica de pé evita essa queda, até porque em pé a pessoa tende a realizar movimentos involuntários.

Por isso os especialistas recomendam levantar a cada meia hora da mesa de trabalho e dar uma pequena caminhada. Inclusive, um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, comprovou que pessoas que andam regularmente por volta de 1min40s tiveram uma diminuição de açúcar no sangue e dos níveis de insulina, comparadas às que não saem de suas mesas durante o horário de trabalho.


Veja Mais...