Vida e Saúde



Sinal de alerta!

Rugas na testa podem ser sinal de risco de morte por doença no coração


Sinal de alerta!

Sinal de envelhecimento facial, as rugas nunca são apreciadas, mas podem também indicar uma grande preocupação, se na testa se apresentarem excessivamente profundas. É o que garante uma pesquisa apresentada no Congresso ESC de 2018 em Munique, na Alemanha. Segundo o estudo rugas muito acentuadas para idade podem significar risco de morte por doença cardiovascular.

Essa simples avaliação pode ajudar a prevenir os riscos, segundo o autor do estudo, Yolande Esquirol, professor associado de saúde ocupacional no Centro Hospitalar Universitário de Toulouse, na França. Orientações sobre alimentação mais saudável e prática de exercícios podem ajudar, assim como exames de medição de lipídios, glicose no sangue e pressão arterial.

O estudo também investigou as rugas horizontais na testa, para ver se tinham algum valor na avaliação do risco cardiovascular em um grupo de 3.200 adultos, saudáveis e com idades que variavam entre 32, 42, 52 e 62 anos. Os participantes foram acompanhados por 20 anos, período em que 233 faleceram por causas diversas. Dos que vieram a óbito, 15,2% apresentaram duas e três rugas, 6,6% apresentaram rugas de um ponto e 2,1% não apresentaram rugas. Desses, pessoas com rugas tinham maior risco de morrer de doença cardiovascular do que pessoas que não tinham rugas. Os que tinham dois e três rugas o risco foi 10 vezes maior em comparação as que não apresentaram rugas.

O motivo de tal relação não foi identificado, mas os pesquisadores pensam que podem ter relação com a aterosclerose ou endurecimento das artérias devido ao acúmulo de placa, já que os vasos sanguineos da testa são tão pequenos que podem ser mais propensos a esse acúmulo, indicando o endurecimento do vaso.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias