Estilo de Vida


Sofre de alergias respiratórias?

Preste atenção a maneira como os móveis estão colocados em sua casa


Sofre de alergias respiratórias?

A disposição dos móveis e a limpeza de uma residência influenciam nos processos alérgicos causadores de rinites, sinusites e asma. O alerta vem do médico Eduardo Costa, coordenador do Serviço de Alergia – Imunologia da UERJ. Odores provocados por produtos de limpeza, perfume, fumaça de cigarro e substâncias geradas pela poeira e pelos, pele e secreções de animais domésticos, além de mofo, fungos e insetos, causam irritação da mucosa que reveste o aparelho respiratório e as inflamações que geram espirros, coriza, tosse e falta de ar e chiado, como no caso da asma.

O ambiente doméstico é foco de diversos riscos que podem favorecer a evolução clínica das doenças alérgicas. E quanto mais tempo as pessoas que sofrem alergias permanecem em contato com esses agentes, mas as doenças se agravam.

Manter a residência fechada ao longo do dia, sem circulação de ar e o uso excessivo de produtos de limpeza são prejudiciais a quem tem alergia. O ambiente doméstico precisa ser ventilado e permitir a entrada do sol. O ideal é limpar o piso apenas com um pano úmido, eliminando tapetes, e optando por cortinas laváveis e travesseiros impermeáveis. Usar umidificadores à noite para dormir não é recomendado, pois esses aparelhos aumentam a umidade no ambiente e a proliferação de ácaros.

Alguns truques de decoração podem facilitar na hora da limpeza, como optar por gabinete de banheiro com rodinhas para poder deslocar o móvel. A limpeza dos quadros na parede também fica facilitada se eles forem fixos sob uma prateleira do que em pregos. E o uso de pisos frios na residência é a melhor opção.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias