Estilo de Vida


Terapia genética reverte cegueira

Cientistas da Universidade de Oxford conseguiram o feito


Terapia genética reverte cegueira

A cura da cegueira pode estar próxima? Cientistas da Universidade de Oxford, Inglaterra conseguiram reverter à perda de visão em pacientes portadores de coroideremia, doença hereditária causadora da degeneração da corióide, que vem a ser a estrutura do olho localizada entre a camada esclerótica e a retina. E a expectativa é que o tratamento utilizado venha a servir para outras formas de cegueira, mais comuns, como retinite pigmentosa e causada pela degeneração macular.

O vírus foi injetado em apenas um dos olhos dos pacientes. Esperava-se que a terapia impedisse a perda de visão. Porém, dois dos pacientes registraram melhora significativa na visão do olho que foi tratado, mesmo com o outro não tratado apresentando declínio na visão. Outros três pacientes preservaram a visão no olho tratado.

A terapia genética leva em conta as propriedades de infecção do vírus para inserir DNA em uma célula, substituindo o DNA do vírus removido pelo DNA do vírus que é programado em laboratório para corrigir as falhas no material genético do paciente.

Os resultados alcançados abrem caminho para a restauração da visão em pessoas com cegueira hereditária já que esta é a primeira vez que a reversão é conseguida. E apenas com uma fase do tratamento. A expectativa é que a terapia genética venha a fazer parte do tratamento contra a cegueira a partir de agora.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias